Um Diretor Administrativo de uma grande indústria de eletrodomésticos, após recente visita às linhas de montagem, explana sua indignação com o descaso com o controle de estoques da fábrica, mencionando que o almoxarife “controla o estoque no olho”. Comente esta afirmação do Diretor Administrativo, considerando que a empresa adota um sistema kanban (Questão baseada em situação real) (PEINADO; GRAEML, 2007).
Respostas
No caso exposto, a menção do Diretor Administrativo de que o almoxarife “controla o estoque no olho” realmente é motivo de descontentamento naquela organização por ela adotar sistema Kanban no processo produtivo.
A razão disto é que o sistema Kanban é uma metodologia de programação de compras, de produção e de controle de estoques extremamente precisa, até por que “Kanban” é o termo japonês que significa cartão. Este cartão age como disparador da produção de centros produtivos ou materiais em estoque, indicando a necessidade a serem produzidos, reabastecidos ou comprados, proporcionando redução de estoque, otimização do fluxo de produção, redução das perdas e aumento da flexibilidade.
Cada cartão vale um lote mínimo do produto, um contentor ou mesmo uma só unidade, que circula entre o setor consumidor e o fornecedor. O cartão é enviado ao setor fornecedor como uma requisição, ao se consumir o pequeno lote de produto a que estava vinculado. E volta para o consumidor acompanhando o novo lote do produto quando este é fornecido.
Tal controle,exige integração com o processo e ferramentas conforme exposto, não sendo portanto operacionalizado “controlando-se o estoque no olho”.