• Matéria: História
  • Autor: leonildebfranco
  • Perguntado 8 anos atrás

O movimento negro americano foi um importante estímulo aos outros movimentos de minorias sociais. Tendo em mente a severidade das relações raciais nos Estados Unidos, nos anos 50 e 60 do século XX, podemos perceber a extraordinária conquista que os movimentos negros conseguiram naquela época. “A segregação foi superada, o sufrágio definitivo foi estendido ao povo negro através do Ato dos Direitos de Voto de 1965, e o governo federal instituiu programas de “igualdade de oportunidades” e “ação afirmativa” para combater o racismo”.

O movimento Negro no Brasil teve grandes diferenças do movimento negro norte-americano. Marque a alternativa que expõe uma das posições que, a princípio, se colocava como determinante das relações raciais no Brasil.

Selecione uma alternativa:
a)
O Movimento negro no Brasil foi diferente do movimento no Estados Unidos, porque no Brasil não havia racismo, mas sim miscigenação.

b)
A partir da crença no mito da democracia racial, as diferenças raciais no Brasil não eram levadas em conta nas relações sociais. Assim, a princípio, o olhar sobre o racismo se tornou irrelevante.

c)
Por ser o povo brasileiro um povo miscigenado as relações raciais se realizaram sem grandes problemas pois não havia necessidade de movimentos da parte dos negros.

d)
Os negros acomodados com o patriarcalismo das relações sociais brasileiras, não se incomodaram com as diferenças raciais uma vez que acreditavam na união entre brancos e negros.

e)
A diferença entre os movimentos negros norte-americanos e os brasileiros estão nas reivindicações dos negros, que são diferentes em cada um dos lugares.

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
24
A resposta correta é a letra B, a sociedade brasileira é miscigenada e por isso criou-se um mito de democracia racial, fazendo com que a questão do racismo fosse desacreditada e deixada de lado em primeira instância.
Perguntas similares