• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: gustavogsantos
  • Perguntado 8 anos atrás

“A têmpera por indução é um processo de fabricação que produz um endurecimento da superfície de determinado material, onde o aquecimento se dá através de indução elétrica e há um resfriamento brusco, que normalmente ocorre com o auxílio de água. O campo magnético induz uma corrente elétrica temporária que aquece o material, mas apenas a uma profundidade mais rasa. O material é então imediatamente arrefecido em um banho. O arrefecimento após o aquecimento, deve ser feito de forma súbita, para provocar a formação de cristais dentro das camadas mais externas do material, porém, o material do núcleo não é afetado e mantém as suas propriedades originais. Esta dupla natureza é uma característica chave do processo de têmpera por indução.”
Assinale a alternativa correta sobre a têmpera por indução:
Escolha uma:
a. Qualquer material pode ser temperado por indução, independente de sua geometria e composição química, já que o indutor é sempre geometricamente dedicado à peça tratada.
b. Por se tratar de um endurecimento superficial, a têmpera por indução dispensa revenimento da peça, bastando fazer um alívio de tensões a temperaturas bem baixas, da ordem de 100°C.
c. Não é possível controlar o tipo, tamanho e uniformidade dos cristais martensíticos formados nesse tipo de tratamento. Tão somente controla-se a espessura da camada formada.
d. Uma vez que a têmpera por indução produz estruturas diferenciadas por todo o material, é um tratamento indicado para eixos que requerem dureza superficial elevada e núcleo tenaz para suportar fadiga.
e. A camada temperada por indução pode ser controlada com bastante precisão, variando-se para isso a frequência aplicada: maiores frequências propiciam camadas mais finas.

Respostas

respondido por: onofre43
3
 Qualquer material pode ser temperado por indução, independente de sua geometria e composição química, já que o indutor é sempre geometricamente dedicado à peça tratada.

Perguntas similares