• Matéria: Ed. Física
  • Autor: samarafernandes123
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo Spence (1991), o esqueleto humano é um endoesqueleto, pois se localiza entre os tecidos moles do corpo. É uma estrutura viva e capaz de se crescer, se adaptar e se reparar. Sobre este assunto, leia atentamente as afirmações que seguem e assinale a alternativa que contém apenas proposições verdadeiras. I. A intensa capacidade de crescer, se adaptar e se reparar que os ossos apresentam depende da atuação das células que o constituem. Pode-se dizer que os osteoblastos são as células ósseas responsáveis por reabsorver o tecido ósseo que precisa ser degradado a fim de possibilitar a renovação tecidual. II. A escápula, a clavícula e os ossos do quadril, embora estejam localizados no tronco, são classificados como pertencentes ao esqueleto apendicular uma vez que compõem o cíngulo dos membros superiores e inferiores. III. Enquanto o esqueleto das mãos é formado pelos ossos carpais e metacarpais, o esqueleto dos dedos é formado pelas falanges. Quanto à forma, os ossos carpais são classificados como ossos curtos e os ossos metacarpais e as falanges são classificados como longos. IV. O esqueleto do tronco é formado pelo osso esterno, pelas cartilagens costais, por 24 costelas e pelas vértebras cervicais e torácicas. V. Ainda em relação à classificação dos ossos quanto à forma, é correto afirmar que a patela é um sesamoide, o osso esterno é um osso irregular, a tíbia e a fíbula são ossos longos, e os ossos tarsais são pneumáticos.

Respostas

respondido por: GeanSantos20
59

Olá, tudo bem?


Vamos analisar cada alternativa e encontrar a sentença verdadeira:


I. A intensa capacidade de crescer, se adaptar e se reparar que os ossos apresentam depende da atuação das células que o constituem. Pode-se dizer que os osteoblastos são as células ósseas responsáveis por reabsorver o tecido ósseo que precisa ser degradado a fim de possibilitar a renovação tecidual.


FALSO. As células responsáveis pela reabsorção óssea são os osteoclastos. A função dos osteoblastos é ajudar no crescimento e na regeneração óssea.


II. A escápula, a clavícula e os ossos do quadril, embora estejam localizados no tronco, são classificados como pertencentes ao esqueleto apendicular uma vez que compõem o cíngulo dos membros superiores e inferiores.


VERDADEIRO. A escápula, a clavícula e os ossos do quadril realmente fazem parte do esqueleto apendicular.


III. Enquanto o esqueleto das mãos é formado pelos ossos carpais e metacarpais, o esqueleto dos dedos é formado pelas falanges. Quanto à forma, os ossos carpais são classificados como ossos curtos e os ossos metacarpais e as falanges são classificados como longos.


VERDADEIRO. Os ossos carpais são realmente classificados como ossos curtos, assim como os metacarpais e falanges como ossos longos.


IV. O esqueleto do tronco é formado pelo osso esterno, pelas cartilagens costais, por 24 costelas e pelas vértebras cervicais e torácicas.


FALSO. Faltou inclui como parte do esqueleto do tronco as vértebras lombares.


V. Ainda em relação à classificação dos ossos quanto à forma, é correto afirmar que a patela é um sesamoide, o osso esterno é um osso irregular, a tíbia e a fíbula são ossos longos, e os ossos tarsais são pneumáticos.


FALSO. Tudo correto, com exceção dos ossos tarsais que não são pneumáticos e sim ossos curtos.


Qualquer dúvida é só comentar. Se gostou da reposta, não se esqueça de avaliá-la e se possível selecionar como a melhor resposta.

Perguntas similares