(Fuvest-SP) Os acidentes em que as pessoas são “queimadas” por cnidários ocorrem com frequência no litoral brasileiro. Esses animais possuem cnidoblastos ou cnidó- citos, células que produzem uma substância tóxica, que é composta por várias enzimas e fica armazenada em organelas chamadas nematocistos. Os cnidários utilizam essa substância tóxica para sua defesa e a captura de presas.a. Em que organela(s) do cnidoblasto ocorre a síntese das enzimas componentes da substância tóxica?b. Após a captura da presa pelo cnidário, como ocorrem sua digestão e a distribuição de nutrientes para as células do corpo do anima
Respostas
a) As organelas do cnidoblasto que produzem a substância tóxica são os ribossomos que estão localizados no retículo endoplasmático rugoso.
b) Após a captura do alimento pelo tentáculo, a presa é paralisada e o animal é levado para a boca do cnidário até a cavidade digestiva, ou seja, cavidade gastrovascular, onde será primeiramente digerido de forma extracelular e terá seus nutrientes retirados.
Após esta primeira fase, as partículas de alimento serão englobadas pelas células da cavidade por meio da fagocitose, onde a digestão irá continuar, terminando na absorção dos nutrientes pela célula.
Leia mais sobre os cnidários em:
https://brainly.com.br/tarefa/4030891
Resposta:
a) As toxinas (formadas por enzimas) presentes nos nematocistos são proteínas e, assim, são sintetizadas nos ribossomos dos cnidócitos.
b) Os cnidários apresentam tubo digestório incompleto formado por boca e cavidade gastrovascular. A digestão extracelular do alimento inicia-se nessa cavidade e se completa no interior de células da gastroderme por ação das enzimas lisossômicas. A distribuição dos nutrientes se dá por difusão através das células do organismo.