Respostas
Durante o processo (de formação dos Estados Nacionais, com a centralização do poder) os Monarcas receberam apoio de parte dos nobres e da burguesia por razões distintas.
Os nobres que os apoiaram (que não foram todos ,muitos lutaram contra a centralização, defendendo o seu próprio poder político) o fizeram pois ocupariam postos na administração do Estado, enquanto que a alta burguesia o fez para que houvesse reformulação do sistema de impostos (com o fim das "alfândegas feudais") e a criação de um exército nacional que garantiria a segurança das estradas, melhorando os seus negócios.
Durante o processo de formação dos Estados Modernos o rei recebeu o apoio da burguesia porque os nobres possuíam o poder político e desejavam se associar ao rei para auxiliar o monarca na administração do reino em troca de proteção.
A burguesia apoiava o rei porque ele possuía o poder de organizar e centralizar o poder político do reino unificando pesos, medidas, instituindo moedas e garantindo a segurança para que os negócios da burguesia pudessem prosperar.
Quem eram os nobres e a burguesia durante a formação dos Estados Modernos?
Os nobres eram pelos senhores feudais que com as transformações ocorridas na sociedade a partir do século XVII na Europa, começaram a ter o seu poder político enfraquecido.
A burguesia era a classe social que estava em ascensão após o processo de renascimento do comércio, e que passou a ter o poder econômico que vinha através do trabalho que realizava nos burgos (feiras medievais de comércio).
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a formação dos Estados Modernos em: https://brainly.com.br/tarefa/16095506
#SPJ3