• Matéria: História
  • Autor: thainararmss
  • Perguntado 9 anos atrás

defina a posiçao de Quilombo de Palmares em relação a escravidao negra na colonia, considerando nao somente a residencia militar , mas tambem as relaçoes sociais vigentes nos mocambos

Respostas

respondido por: ClaraTMattos
74
Bom dia, tudo bem?

O Quilombo dos Palmares foi um dos principais quilombos na época da colônia no Brasil, onde teve início e se desenvolveu na capitania antiga de Pernambuco, região da Serra da Barriga. Conseguiu o auge em meados do século XVII. Constituído por escravos fugitivos das fazendas, os quilombolas tornaram símbolo de resistências dos negros à escravidão.


Os quilombolas sobreviviam apenas da agricultura básica, pesca e caça. A agricultura era composta de milho, banana, feijão, mandioca, laranja e cana-de-açúcar. Além disso, produziam artesanato com cerâmica, metais e tecidos de palha.


Alguns pesquisadores acreditam que o Quilombo dos Palmares possuíam uma cultura política semelhante aos reinos da África e teve como um dos principais líderes o Zumbi dos Palmares.


O Zumbi dos Palmares foi um grande líder negro do Quilombo dos Palmares, sendo o que teve maior relevância na história do Brasil. Era sobrinho de um líder e filho da princesa Aqualtune dos Jagas, um povo com tradição militar e bravos guerreiros.


Ele começou a ser respeitado e admirado pelos companheiros do Quilombo por causa do guerreiro que era, onde tinha coragem, liderança e conhecia estratégias militares.


Mesmo que o Zumbi dos Palmares tenha sido firme na luta por liberdade religiosa e pelo fim da escravidão na época colonial no Brasil, era um líder muito autoritário na condução dos Palmares. Sendo assim, não permitia aos brancos a posse e dominação sobre os negros, sendo o maior símbolo até os tempos atuais de liberdade.

Perguntas similares