A contaminação do leite com substâncias químicas nocivas à saúde, infelizmente, ainda é notícia na mídia. Uma das substâncias encontradas no leite adulterado foi o ácido bórico (H3BO3). A identificação desta substância é feita a partir de uma amostra do leite em que são adicionados indicador fenolftaleína e solução de NaOH. O desaparecimento da cor rosa da amostra, ao adicionar glicerina, indica teste positivo para o ácido bórico. (Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio – Manaus, 2012. Adaptado.) Quanto às características do ácido bórico e o seu grau de ionização nos solventes água e glicerina, é correto afirmar que, em solução aquosa, esta substância é um ácido? heeelllpppp :)
Respostas
respondido por:
19
Em água, o ácido bórico não se dissocia. Por isso foi necessário adicionar a glicerina para ionizá-lo e assim fazer com que íons H+ sejam liberados na solução (o que faz com que o pH abaixe e a cor rosa da fenolftaleína suma). Resumindo, em água o ácido bórico não se dissocia, logo não se comporta como um ácido
respondido por:
1
As alternativas são
(a) fraco e apresenta maior grau de ionização em água.
(b) forte e apresenta maior grau de ionização em glicerina.
(c) FRACO E APRESENTA MAIOR GRAU DE IONIZAÇÃO EM GLICERINA.
(d) forte e apresenta menor grau de ionização em glicerina.
A correta é a C
O fato da cor rosa desaparecer pela adição de glicerina se dá pelo fato desse composto fazer com que mais moléculas de ácido se ionizem,gerando maior concentração de íons hidrogênio,acarretando em um aumento de Ph. Visto que o grau de ionização é diretamente proporcional à quantidade de ácido ionizado,é correto afirmar que a glicerina aumenta esse graus,pois ela aumenta o número de ácido ionizado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás