Foi um artista que teve influências do cubismo, expressionismo e o surrealismo. Suas obras pertencem ao modernismo brasileiro, mas não se prendem a temas nacionalistas.A maioria de suas obras, fazem parte de sua produção surrealista. Em vida, não se considerou artista plástico, mas sem dúvida deixou sua marca na história da pintura brasileira.Baseado no texto assinale a alternativa correta A-Ismael Nery B-Di Cavalcanti C-Cândido Portinari D-Lasar Segall E-Vicente do Rego MonteiroAlternativas: a) Ismael Nery b) Di Cavalcanti c) Cândido Portinari d) Lasar Segall e) Vicente do Rego Monteiro2)Vale relembrar que o retrato na antiguidade seguia um livro de modelos. Pintava-se uma figura convencional de um homem ou uma mulher e agregava-lhes símbolos para identificá-los na sociedade. Para evitar equívocos, algumas vezes era escrito abaixo da pintura o nome do retratado. Esse gênero não ganhou tanta repercussão como a representação de cenas sacras nessa época. Apenas no século XV que o retrato conquistou seu lugar ao sol; geralmente, as pessoas eram representadas com a metade do corpo, mas houve um artista que ousou, pela primeira vez na história, o artista tornou-se a testemunha ocular perfeita, na mais verdadeira acepção da palavra.Baseado no texto assinale a alternativa corretaA-Leonardo da VinciB-MiguelangeloC-Jan van Eyck.D-Henri MatisseE-Pablo PicassoAlternativas: a) Leonardo da Vinci b) Miguelangelo c) Jan Van Eyck d) Henri Matisse e) Pablo Picasso3)As décadas de 50 e 60 viram emergir duas manifestações artísticas distintas,frutos do contexto histórico. A primeira relacionada aos efeitos das imagens na cultura de massa. A segunda, de certo modo, utilizou desta produção de padrões para sugerir uma nova possibilidade para o olhar.Baseado no texto é correto o que se afirma em: A-Arte Conceitual e Minimal Art B-Impressionismo e Pós-Impressionismo C-Cubismo Analítico e Cubismo Sintético D-Pop Art e Op Art E-Expressionismo Abstrato e Hard EdgeAlternativas: a) Arte Conceitual e Minimal Art b) Impressionismo e Pós-Impressionismo c) Cubismo Analítico e Cubismo Sintético d) Pop Art e Op Art e) -Expressionismo Abstrato e Hard Edge4)Pela influência da Academia Imperial de Belas-Artes, a pintura brasileira tinha o Realismo como característica e seguia orientações neoclássicas.Assinale Verdadeiro(V) ou Falso(F) nas alternativas a seguir:( ) A produção artística era voltada para retratos, cenas históricas e cotidianas do Brasil, porém podemos dizer que a pintura brasileira também ganhou traços românticos.( ) As cenas históricas apresentavam uma base real do fato, mas o restante era construído pela projeção do ideal do artista.( ) Victor Meirelles ganhou destaque nesse quesito, uma de suas obras mais conhecidas é ‘A primeira missa no Brasil’, datada de 1861.( )No início do século XIX, a pintura nacional era considerada acadêmica, e ‘bebia’ na fonte dos modelos clássicos. Era uma forma de construir uma imagem pujante do país por meio da recriação de sua história.( )Uma das referências que retratam este período é a obra de Pedro Américo Independência ou Morte! O Grito do Ipiranga. A obra traz toda carga emocional envolvida na representação daquele momento.Alternativas: a) V,V,V,V,V b) V,V,V,V,F c) V,V,V,F,F d) V,F,V,F,V e) F,F,F,F,V5)A constituição das cores não se dá de modo único. Elas comportam-se diferentemente na qualidade de luz e de pigmento.Assinale Verdadeiro(V) ou Falso(F)nas alternativas a seguir:( ) A cor-luz está presente na iluminação de shows, espetáculos teatrais, nas TVs em cores, telas de computadores.( ) A cor-pigmento refere-se às tintas.( )As cores são classificadas em: primárias, secundárias e terciárias.( )São consideradas análogas as cores que apresentarem em comum a mesma cor base. Um exemplo simples relacionado à cor-pigmento: o verde é a mistura do azul e amarelo; o roxo é a mistura do azul e o vermelho. As duas cores têm como base o azul, então, elas são análogas.( ) As cores complementares são justamente as que não possuem em sua composição nenhuma cor igual à sua referência. Veja: se o verde é composto pelo azul e o amarelo, sua cor complementar será o vermelho, que não participou de sua mistura. Estas cores são usadas, geralmente, para dar contrastes.Alternativas: a) V,F,V,F,V b) F,F,F,F,V c) V,V,V,V,V d) V,V,V,F,F e) F,V,V,F,F
Respostas
respondido por:
13
1-A ,2-C,3-D,4-A e 5-C
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás