• Matéria: Informática
  • Autor: leilanelima3992
  • Perguntado 8 anos atrás

Descreva situações onde e por que usar repetidor, hub, ponte, switch. Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: bokomoko
1
 repetidor -  Normalmente é usado quando se quer estender o alcance de uma mídia, por exemplo, um cabo de fibra ótica. A característica do repetidor é que ele recebe um sinal por um tipo de mídia e retransmite o sinal no mesmo tipo de mídia. No exemplo de fibra ótica, o repetidor recebe fibra e transmite fibra. Repetidores de rádio, recebem sinal via rádio e retransmitem via rádio.

hub - são usados para curtas distância e uso interno (indoor). Hoje em dia é muito raro se usar hub pois foram substituidos pelos switches. Só se aplica hubs em redes realmente muito pequenas, com 2 ou 3 dispositivos. A mídia da rede formada pelo hub é compartilhada entre todos os dispositivos conectados ao hub de modo que pode haver contenção/engarrafamento do tráfego dos dados.

ponte - ponte é um tipo de repetidor em que as mídias são diferentes. Por exemplo,  um adaptador ethernet com fibra ótica. De um lado ele é ethernet e usa cabos. Do outro ele é fibra ótica. A característica da ponte é justamente essa mudança de mídia.

switch - é semelhante ao hub porém cada tráfego de dados entre duas portas distintas do switch vai estabelecer um circuito virtual entre essas duas portas. O tráfego que circular nesse circuito virtual não afetará o tráfego de dados de outros circuitos virtuais no mesmo switch. 

Imagine que o hub é uma extensão do seu telefone com fio da sua casa. Se uma pessoa estiver usando a linha, a outra vai ter que esperar a ligação terminar para fazer uma nova ligação. Para detectar se a linha está em uso, a pessoa fala um ALO e recebe um "sai da linha que eu tö usando". Isso é o que se chama de colisão.

No switch é como se cada telefone fosse um ramal de uma central telefonica. Enquanto A fala com B, C pode falar com D, sem uma conversa interferir na outra.


Perguntas similares