Alguém Pode Me Ajudar? Preciso De Um resumo dos filósofos: Arthur Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Husserl, Habermas, Foucault.
Respostas
KIERKEGAARD
Sétimo filho de um casamento que já durava muitos anos, Kerkegaard nasceu em 1813 quando seu pai, rico comerciante de Copenhague, tinha 56 anos e sua mãe 44, chamava a si mesmo de filho da velhice e teria seguido a carreira de pastor caso não houvesse se revelado um estudante indisciplinado e boêmio. Trocou a Universidade e Copenhague, onde entrara em 1830 para estudar filosofia e teologia, pelos cafés da cidade, os teatros, a vida social.
NIETZSCHE
Friedrich Nietzsche nasceu em Rocken, na Alemanha, no dia 15 de outubro de 1944. Estudou filosofia nas Universidades de Bonn e Lípsia. Lecionou por algum tempo em Brasiléia, mas por motivos de saúde renunciou a cátedra em 1879.
Edmund Husserl nasceu em Prossnitz, na Morávia, no antigo Império Austríaco (hoje Prostejov, na República Checa), em 8 de abril de 1859, e morreu em Freiburg, em 27 de abril de 1938.
Jürgen Habermas (Düsseldorf, 18 de junho de 1929) é um filósofo e sociólogo alemão que participa da tradição da teoria crítica e do pragmatismo, sendo membro da Escola de Frankfurt. Dedicou sua vida ao estudo da democracia, especialmente por meio de suas teorias do agir comunicativo (ou teoria da ação comunicativa), da política deliberativa e da esfera pública. Ele é conhecido por suas teorias sobre a racionalidade comunicativa e a esfera pública, sendo considerado um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.
Michel Foucault (pronúncia francesa:IPA: [miʃɛl fuko]); Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.