• Matéria: Biologia
  • Autor: madufnts
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFPR) Em plantas contendo flores que possuem ambos os aparelhos reprodutores (masculino e feminino), a autopolinização é geralmente evitada de várias maneiras, como pelo posicionamento do estigma mais alto que as anteras, ou pela abertura de pistilo e anteras em momentos diferentes. Apresente uma explicação para a evolução desses mecanismos que impedem a autofecundação, considerando as consequências que o processo de autofecundação acarreta.

Respostas

respondido por: giovannisantana03
51
Olá,

A reprodução sexuada ou aquela que acontece o encontro de gametas e formação do zigoto, é um mecanismo evolutivo desenvolvido pelos seres para gerar uma maior variabilidade genética, isto é, o encontro de genes paternos e maternos, que são diferentes, possibilita mais combinações de características que podem ser favoráveis ou desfavoráveis. 

Pois bem, a autofecundação não permite isso porque o mesmo indivíduo produz os gametas e fecundam, não existe nada de troca neste caso, portanto a prole será sempre a mesma, com as mesmas características, a não ser que surja uma característica especial dentro de uma linhagem específica. Seria como uma reprodução assexuada, portanto. A natureza criou então outros mecanismos para evitar esse retrocesso, como os que foram citados no exercício.
respondido por: brenokihle
10

Explicação:

a reprodução sexuada diferente da autofecundação permite o encontro dos genes paternos e maternos na autofecundação se faz um indivíduo com a mesma característica

Perguntas similares