• Matéria: História
  • Autor: taliadossantos2906
  • Perguntado 8 anos atrás

(UNISC RS/2009) Desde a origem da civilização romana, passando pela Monarquia, República e Império, o politeísmo foi marca registrada. As várias divindades desempenhavam a função de explicar aquilo que o conhecimento antigo tinha dificuldade de compreender; por isso a crença em deuses com as mais variadas funções. Aliás, essa não foi uma exclusividade dos romanos na Antiguidade. O cristianismo, uma dissidência do judaísmo, com uma cosmovisão pautada pelo monoteísmo e pela intervenção de Deus na história, pôs em questão o politeísmo e a pluralidade religiosa. Considere as seguintes afirmativas: I. O cristianismo foi considerado religião oficial durante o império de Otávio Augusto, em 27 d.C. II. Durante quase três séculos, o cristianismo se manteve na clandestinidade, sendo perseguido pela Monarquia romana. III. Em 313, com Constantino, o cristianismo foi legalizado como religião oficial, nascendo daí a Igreja Católica. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa III está correta. Todas as afirmativas estão corretas. Somente a afirmativa II está correta. Somente as afirmativas II e III estão corretas. Todas as afirmativas estão incorretas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
63

I é falsa. Foi somente depois da Conversão de Constantino, já no Século IV depois de Cristo, que isto aconteceu.

II  é verdadeira, sendo a religião vista como um culto de extremistas políticos perigosos, tendo vários dos primeiros cristãos, inclusive o próprio Pedro, encontrado o mesmo destino de Cristo (a tortura e execução nas mãos dos Estado).

III é falsa. A conversão de Constantino ocorreu em 312 (e não 313) e a Igreja Católica havia nascido já na ocasião da morte de Cristo, quando apontou Pedro como a "pedra sobre a qual edificaria a Sua igreja"

É correta a alternativa C.

respondido por: victorsantana89
9

Resposta:

Durante quase três séculos, o cristianismo se manteve na clandestinidade, sendo perseguido pela  Monarquia romana.

Perguntas similares