• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Atividade sobre o texto em anexo

1º No final da vida, Paulo honório admite ser e ter sido um homem bruto, egoísta e insensível.E mais: sente-se feio, um aleijado, um monstro. Lembrando-se de madalena, chega a ferir-se nas mãos e nos lábios.
a) Identifique na linguagem do narrador-personagem traços de sua brutalidade como pessoa.
b) De acordo com o narrador- personagem, de que provêm essas caracteristicas
c) nessa explicação nota-se a influência de uma corrente cientifica do século XIX. Qual é ela
d) O que o sentimento de se achar fisicamente monstruoso revela a respeito da condição psicologia e moral de Pablo Honório?
e) Que tipo de desejo inconsciente é revelado no trecho "Aperto as mãos de tal forma que me tiro com as unhas e quando caio em mim estou mordendo os beiços a ponto de tirar sangue"?
f) Ao fazer um balanço de seu relacionamento com madalena, Paulo honorio afirma que, se pudesse recomeçar sua vida com ela, tudo aconteceria do mesmo jeito. Por que ele pensa assim?

2º Segundo o crítico literário joão luis lafetá, são bernardo narra a trajetória de um bugues, paulo honorio, que passaram da condição de caixeiro-viajante e guia de cego á de rico proprietário da fazenda São bernardo. Para atingir seus objetivos capitalistas que se colocam á sua frente, inclusive pessoas.

a) Releia este trecho::

"Cinquenta anos! quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?"

Que opinião Paulo Honório tem agora sobre o principio capitalista de acumulação?

b) Karl Marx já apontava, no século XIX, um fenômeno decorrente das relações do sistema capitalista, a coisificação ou reificação, que consiste na extrema importância que se dá ao valor da troca da mercadoria, e não o seu valor de uso. No plano das relações humanas o interesse prevalece sobre sentimentos ou princípios morais, e as pessoas passam a ser vistas como coisas, como objetos.

Identifique no texto uma passagem ou situação que evidencie a visão reificada qye paulo honório tem do mundo.

3º São bernardo assemelha-se, em vários aspectos, a Dom casmurro, de machado de assis, veja estre trecho do inicio da obra de machado, narrado por bentinho:

"O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.
Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; [...] falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo."

a) Em são bernardo, Paulo honorio, no fim da vida, é a mesma pessoa?
b) Tente explicar os motivos conscientes e inconscientes que teriam levado o protagonista a reconstruir sua própria historia.

Anexos:

Respostas

respondido por: klaivertjunior
26
a) Revela que o trabalho o fez brutal e egoísta.

b) Vem da desconfiança e do próprio ser do personagem.

c) Pensamento Marxiano científico.

d) Revela a tristeza com o próprio ser e a consciência de estar submisso a ela.

e) Revela o preconceito e brutalidade de Honório.

f) Porque ele pensa que não consegue mudar, e que seria do mesmo modo.

a) tem a opinião que a acumulação não lhe adiantou, e diz não servir para nada.

b) diz estar rodeado infelizes. uma visão pessimista.

a) Não, pois ele reconstrói sua história de una outra perspectiva.

b) Essa é mais pessoal tem que ler o livro e intepretar.

Olha, o que eu entendi foi isso. Se tiver algo errado me desculpe. Espero que tenha ajudado. Beijos.
respondido por: Liziamarcia
32
1-) A-) no texto temos dois tipos de narração em 1ª pessoa , o Paulo Honório narrador ( no tempo presente ) e Paulo Honório personagem em tempo preterito .
A LINGUAGEM de Paulo Honório (personagem) ele é um homem rude sem instrução . EXPRESSÕES de BRUTALIDADE :
-molecoreba
-era uma Besta
-0 Brito queria me abafar
-vomitou 2 Artigos
-lambuzada
-molambo
Lacunas no célebro

B-) vinha da sua profissão ,era desconfiado por natureza . Ele sente que "endureceu "e "calejou".ele era caixeiro viajante , guia de cego e se transformou em um rico fazendeiro.

C-)0 CAPITALISMO e a acumulação de bens

D-)Ele se sente culpado por ter destruído a vida dele e a da esposa Madalena que se matou .

É-) Paulo manifesta o desejo de apertar as mãos , e enfincar as unhas nas mãos Como uma AUTOFLAGELAÇÃO ou AUTOPUNIÇÃO inconsciente .

F-)Paulo por mais que tente , sabe que se voltasse no tempo , faria todo o seu caminho pela vida igual ele fez mesmo. Ele sente que nunca conseguiria mudar de comportamento.

2-A)Paulo Honório faz uma reflexão introspectiva , sobre sua vida E vê que a ideologia capitalista da acumulação e da competição destruiu sua vida .

B-)Ele reconhece seu egoísmo e a sua secura e brutalidade , acha que é um monstro moral e físico , principalmente após a morte de Madalena .
" Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado ..."

3A) Eu creio que Paulo Honório é a mesma pessoa , apenas arrependido pois ele diz que apesar de saber que errou ele sabe que não pode mudar ( resposta pessoal )
" se fosse possível recomeçarmos ...para que enganar-me? Aconteceria novamente o que aconteceu .."..

B)Paulo Honório Tenta reconstituir sua história quando após 2 anos da morte de Madalena , seus amigos o abandonam ele fica sozinho e pensa no que foi a sua vida .





Liziamarcia: Demorou mas está aí , prontinha !
Liziamarcia: Espero que goste ! Eu amei este livro !
Liziamarcia: Obrigada pela melhor resposta!
Perguntas similares