• Matéria: Geografia
  • Autor: siaaustralian1652
  • Perguntado 8 anos atrás

A região metropolitana do litoral sul paulista é cons - tituída pelos municípios representados no mapa:

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento.
Identifique o tipo de ocupação territorial e a forma de desenvolvimento que ocorreram, nessa região, tendo como referência os anos de 1530, 1920, 1950 e 2010.

Anexos:

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
4
A Região Metropolitana da Baixada Santista foi colonizada pela coroa portuguesa a partir de 1530, quando Martim Affonso de Souza fundou a cidade de Vila de São Vicente, que foi a primeira cidade do Brasil. Neste mesmo período, realizavam o cultivo da cana-de-açúcar.


Em 1920, acontecimentos relevantes marcaram esta década, como a exportação de café em grande quantidade através do porto de Santos; a criação da Usina Hidroelétrica de Henry Borden (LIght & Power Company), como também a construção da Companhia Paulista de Papel.

Na década de 1950, devido ao processo de industrialização, a região metropolitana recebeu um grande número de indústrias, reverenciando a indústria petroquímica, com a fundação da Refinaria Presidente Bernardes, em 1955, e depois com a COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista), em 1959.

A construção de ferrovias e rodovias permitiu, posteriormente, o acesso à região, como foi o caso da Via Anchieta.

Já em 2010, teremos a implantação do Parque Tecnológico, na cidade de Santos, dedicado ao petróleo e ao gás natural, uma vez que logo inciarão as atividades de extração das reservas de pré-sal, localizadas na Bacia de Santos.

Ademais, deveria haver investimentos em tecnologias de informação, por parte do Parque Tecnológico, auxiliando no desenvolvimento do porto de Santos, sendo que a privatização do mesmo deve dar-lhe maior dinamismo.

Espera-se, ainda, a estruturação viária com a construção da Pista Norte-Sul; a abertura de novos cursos, pela USP Santos; o turismo vislumbra a possibilidade de fomento, em virtude de seu potencial paisagístico.
Perguntas similares