• Matéria: Ed. Física
  • Autor: fran1203
  • Perguntado 8 anos atrás

A educação do caráter era parte importante do pensamento grego. Havia forte vínculo entre esse e o destino do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas. A educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático. Sobre a temática, analise as asserções abaixo: I. A ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade. PORQUE II. A importância dada por Aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: Matheusieti
8
Boa tarde!

Primeiro precisamos completar a pergunta: 


1) A educação do caráter era parte importante do pensamento grego. Havia forte vínculo entre esse e o destino do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas.

A educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático.

Sobre a temática, analise as asserções abaixo:
 
I. A ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade.

PORQUE II. A importância dada por Aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

b) As asserções I e II são falsas.

c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.

d) As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.

e) As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.


Agora, podemos responder corretamente: 


Com base no enunciado acima, podemos confirmar que a letra D é correta.  As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.

Partindo deste ponto, é interessante ressaltar que, 
a felicidade implica a educação da vontade, que pode ser observada através dos princípios racionais da moderação, e, deste modo, esta fundamentalmente ligada à política.

Assim, uma vez que o homem é definido como animal político e sua conduta ética tem expressão na 
pólis é em sociedade que os homens podem alcançar o bem supremo: a felicidade, através do poder de escolha. 

Espero ter te ajudado.

Um abraço!

fran1203: Obrigado.
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