Respostas
setembro 17, 2009 in Resenhas e artigos
Autora: Vivian Souza
Título: Macetes Publicitários
Resenha do livro “A evolução do texto publicitário”, A associação e palavras como elemento de sedução na publicidade. 6ª edição, Editora Futura, Autor João Anzanello Carrascoza.
A obra trata da construção de anúncios, textos publicitários e slogans de produtos/serviços desde os anos 50 até os anos 90. Mostra em cada década sua evolução e inserção de técnicas com o fim de aprimorar a formação destas criações publicitárias.
É notório que todo discurso publicitário é feito por alguém, dirigido para alguém e procura convencer independente da intensidade.
Um discurso pode seguir dois caminhos: o de convencer e o de persuadir. O discurso que tem o objetivo de convencer, remete à razão e a lógica contendo provas objetivas. Já o persuasivo segue um estilo subjetivo e ideológico, aguçando a vontade e sentimentos no público-alvo por meio de argumentos.
A Publicidade é um clássico exemplo de discurso persuasivo, pois para chegar ao seu objetivo a mesma além de informar persuade acerca das qualidades do produto/serviço que ela representa com o ensejo de atentar e induzir o público a compra.
Para persuadir, o texto publicitário utiliza normas. Desde os anos 60 estas normas são seguidas, o esquema de Aristóteles, no qual o mesmo afirma que para obter sucesso e coerência o discurso existem quatro etapas básicas: o exórdio (que é a introdução do discurso) a narração (que são mencionados os fatos e importância atribuída), as provas (que são exemplos demonstrativos)e a peroração (é a proposta para o consumo).