A Mobilidade Social é tema de muitos estudos, tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas. Contudo, foram nas ciências humanas que tais estudos ganharam força, principalmente, quando os cientistas passaram a ter acesso a dados estatísticos advindos dos primeiros Censos Demográficos realizados no mundo. Nesse sentido, podemos destacar a obra de Pitirin Sorokin (1927), que ganhou grande destaque no cenário internacional.
SOROKIN. P. A. Social Mobility. Nova York: Harper and Brothers, 1927
A respeito da obra de Sorokin, analise as afirmações abaixo:
I. Para Sorokin (1927), a questão da hereditariedade não é algo a ser discutido, pois, para ele, a classe média iria aumentar à medida que a economia crescesse.
II. Sorokin (1927) argumenta que existe a possibilidade do indivíduo mover-se horizontalmente e verticalmente na sociedade à medida que sua importância social muda.
III. Estudos estatísticos, como o de Sorokin (1927), foram muito importantes, uma vez que passou a colocar mais em evidência o tema 'Mobilidade Social'.
IV. Sorokin (1927), apesar de realizar um estudo estatístico, preocupou-se em trabalhar o contexto histórico, no qual levou determinado indivíduo a partir de uma determinada posição social.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
26
Respondi a II e a III apenas, ficou um pouco confuso, porém encontra-se na página 109 do livro
respondido por:
8
Resposta: Eu também respondi a II e III
Explicação: achei a resposta no livro.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás