• Matéria: Direito
  • Autor: Vieiira8982
  • Perguntado 8 anos atrás

(FGV - adaptada) Desde a concepção grega sobre as formas clássicas de governo – monarquia, aristocracia e democracia –, assistimos à reelaboração desta última, conforme se tornou sinônimo da modernidade política ocidental.Assinale a opção que caracteriza corretamente uma definição conceitual da democracia em relação à concepção das formas clássicas de governo.Escolha uma:a. A tipologia aristotélica de governo dissolveu a hierarquia entre governos bons e maus, relativizando‐os conforme as diferentes experiências históricas moldaram sua valoração.b. A partir do século XX, o conceito de democracia passou a incluir necessariamente a soberania popular representativa e o reconhecimento constitucional de direitos fundamentais.c. Na concepção platônica de governo, a democracia é considerada o ápice da degeneração progressiva do ideal de governo justo, depois da timocracia, da oligarquia e da tirania.d. No século XVIII, a tradição política inglesa e francesa da defesa da monarquia constitucional identificou democracia com virtude pública, liberdade política e igualdade social.e. A democracia, como processo de constitucionalização do poder e estabilização das instituições representativas, renovou, no século XIX, a contraposição clássica em relação à monarquia.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

A é falsa, a concepção aristotélica dos governos era de natureza maniqueísta, havendo bons e maus governos que não dividiam características.

B não é falsa, mas não responde a questão, uma vez que não se associa comas formas clássicas.

C é falsa, pois a timocracia, para Platão, não é uma das três formas degeneradas de governo (e a democracia é, ao mesmo tempo, as duas coisas);

D é falsa, pois a tradição da defesa da monarquia identificava a democracia como a base da desordem social.

E é verdadeira, de modo que tanto a concepção moderna quanto a clássica consideram a democracia como uma coisa de ordem diferente da monarquia.

Perguntas similares