• Matéria: História
  • Autor: aniela
  • Perguntado 8 anos atrás

Carl Schmitt afirma que a democracia, muito embora se paute no preceito de identidade, presume uma “igualdade substancial” que tem a capacidade de unir o povo como tal. Por que, para Carl Schmitt, a democracia não tem condições de se pautar em uma igualdade universal que abranja toda a humanidade? Assinale a alternativa que melhor explique essa indagação:
Porque é necessário que o povo reconheça que dependem da soberania do governante para liderar uma nação.

Porque o Estado democrático, qualquer que seja ele, é dependente de decisões reais da assembleia, que são verdadeiramente a vontade do povo em sua totalidade.

Porque a real vontade política é aquela tomada na esfera governamental como decisão política e não por membros ou grupos, ainda que delegados pela maioria. Portanto, desconsidera-se qualquer outro tipo de avaliação de esferas distintas, sejam elas moral ou religiosa, pois o que prevalece é a vontade do governo.

Porque este sistema político expressa a vontade da maioria do povo, além de que os seus métodos fortalecem as bases democráticas, pois constroem o ambiente público, local em que se realiza a vontade política do povo.

Porque cada indivíduo é membro de um organismo político e "toda igualdade recebe sua significação e sentido mediante o correlato de uma possível desigualdade" (SCHMITT, 2006, p. 224). Isso significa que a igualdade, tão cara a regimes democráticos, não raro exclui, afasta e trata de forma distinta as coisas que não são semelhantes.

Respostas

respondido por: ElianeTeofilo
5
eu respondi a letra E
respondido por: ltgrossi
5
Letra E, pag 173. Primeiras linhas.

teresinhaschmitt: ESTA BEM CLARO NA PG 173 letra E
MarcosNativo: Letra E
Perguntas similares