Mesmo depois da independência, a educação brasileira não sofreu grandes avanços na integração da população de baixa renda, a escravidão permaneceu. A elitização da educação foi uma característica da política educacional do Império. As universidades e faculdades se proliferaram. A formação da elite para o comando da economia e do Estado se tornou uma prioridade.
Sobre a educação no Império, entre a independência (1822) e a proclamação da república (1889), julgue as afirmativas abaixo.
I. A educação no Império (1822-1889) não conseguiu fugir das heranças coloniais. A sociedade escravocrata determinou um ambiente desfavorável a uma educação básica eficiente.
II. A educação básica foi marcada pela proliferação de escolas por todo o país. Mesmo com um grande número de instituições, a população não se interessou pela formação.
III. O Colégio Dom Pedro II foi uma das escolas mais importantes do Império. Feita para ser o modelo educacional médio do país, ela não se reproduziu. Sua eficiência se dava pela preocupação direta do Imperador com seu funcionamento.
IV. A escravidão foi um limite para o desenvolvimento de uma política educacional eficiente. Ligado a essa questão, estava a política educacional que se manteve como retórica.
Está correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
3
A RESPOSTA CERTA : D - I , III, IV
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás