A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.) A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de: Assinale a alternativa correta Escolha uma: a. Ampliação das disciplinas obrigatórias. b. Politização das universidades públicas. c. Aumento da renda nacional. d. Mobilização dos movimentos sociais negros. e. Melhoria da infraestrutura escolar.
Respostas
A alternativa correta é a d. Mobilização dos movimentos sociais negros.
Considerando a demanda que se surgiu das discussões levantadas pela comunidade afro-brasileira, a alteração da lei trouxe a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras.
Como consequência das lutas do movimento negro, é o resultado de uma mobilização constantes dos movimentos sociais negros.
A alteração legal foi essencial para o resultado e o reconhecimento do currículo minimo em prol dos movimentos sociais.
Espero ter ajudado.
Resposta: Gabarito da questão
Opção B
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Explicação:
A alteração da lei e, consequentemente, do currículo escolar mínimo, só mudou – passando a ensinar a cultura africana e afro-brasileira nas escolas, graças aos muitos esforços e lutas do movimento negro.