• Matéria: História
  • Autor: vih229
  • Perguntado 8 anos atrás

O império passou por longa crise política e social até chegar ao fim cite fatores que contribuíram para esse acontecimento?

Respostas

respondido por: Allan7878
137
A oposição ao governo de D. Pedro II pelo Exército (que queria mais espaço político e projetos de modernizar o país), pela Igreja (que queria combater os maçons, medida que não foi aceita por governo), pela elite agrária que com o fim da escravidão esperava receber uma indenização (o que não ocorreu). E os cafeicultores do Oeste Paulista (mentalidade mais capitalista) que queriam dominar a política, organizaram a Campanha Republicana, fundando o PRP (Partido Republicano Paulista) em 1873.



respondido por: EduardoPLopes
33

O Império (do Brasil) era sustentado por três pilares: a Igreja, o Exército e os Latifundiários, tendo, no decorrer do Segundo Império, encontrado atrito com cada um destes pilares, tendo se tornado insustentável.

Entrou em conflito com a Igreja pelos projetos de modernização do país, que afastaram o Brasil daquilo que a Igreja (Católica, religião oficial do Brasil) considerava adequado, tendo entrado em conflito com a principal instituição cultural do país.

Além disto a abolição da escravidão aconteceu em termos que os latifundiários não consideraram justos (não receberam, por exemplo, indenização pelo "patrimônio" que perdera), de modo que estes se uniram aos militares (que ganharam prestígio com a Guerra do Paraguai e, inspirados pelo Positivismo Francês, defendiam a República como modelo ideal de governo) e derrubaram  o Imperador.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19705281

Anexos:
Perguntas similares