• Matéria: Saúde
  • Autor: kleitinkleitinoz07kf
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são os tipos de choques ? Explique-os resumidamente e as atitudes que se deve tomar nestes casos.

Respostas

respondido por: AmandaFofaKawaii
36
Choque séptico,Choque anafilático,Choque hipovolêmico,Choque cardiogênico e Choque neurogênico
 
O choque séptico surge quando uma infecção, que estava em um só local,tem a capacidade de chegar até o sangue e se espalha por todo o corpo, afetando vários órgãos.

O Choque anafilático acontece em pessoas que têm uma alergia muito grave a alguma substância como amendoim,poeira e etc.

O Choque hipovolêmico surge quando não tem sangue o suficiente para levar o oxigênio até aos órgãos mais importantes como o coração e cérebro.

O Choque cardiogênico acontece quando o coração deixa de ser capaz de bombear o sangue pelo corpo todo.

O Choque neurogênico O choque neurogênico aparece quando existe uma perda repentina dos sinais nervosos do sistema nervoso.

Ufa...Espero ter ajudado...
respondido por: marigiorgiani
2

Os tipos de choque são: Choque séptico, anafilático, hipovolêmico, cardiogênico e neurogênico.

Choque séptico (Sepse): Infecção sistêmica, ou seja, uma infecção que atinge diversos órgãos e sistemas, podendo levar à morte inclusive por choque hipovolêmico. É de extrema importância que a equipe médica saiba identificar e diagnosticar um choque séptico. Após o diagnóstico, deve-se restabelecer a perfusão sanguínea, realizar hemocultura para administrar antibiótico adequado e, em casos mais graves, administrar noradrenalina.

Choque anafilático: Desencadeado por alergias graves (hipersensibilidade), que levam à obstrução das vias respiratórias e pode causar o choque hipovolêmico. Sua gravidade consiste no fato de que a reação ao alérgeno muitas vezes se dá em tempo muito curto. O quadro típico é de colapso respiratório em poucos minutos, o que demanda suprir oxigênio por máscara e administrar adrenalina. Em alguns casos, a intubação orotraqueal pode ser necessária, porém ela também pode ser complicada devido a um angioedema e espasmo laríngeo. Depois de diagnosticado, o paciente pode portar um kit de tratamento e aplicá-lo sempre que necessário.

Choque hipovolêmico: Quando não há quantidade suficiente de sangue para suprir de oxigênio e nutrientes os órgãos nobres (coração e cérebro). Pode ocorrer por perda excessiva devido a hemorragias, o que demanda uma transfusão imediata de sangue. Outra alternativa pode ser a administração de soro fisiológico na veia, além de tratar a causa da perda sanguínea. Dentre as causas também estão a diarreia excessiva, desidratação e queimaduras graves.

Choque cardiogênico: Quando o coração perde a capacidade de bombear o sangue com pressão suficiente para que atinja os tecidos e sistemas. Quando presente, relaciona-se com altos índices de mortalidade. A principal causa é o infarto agudo do miocárdio, e o tratamento a angioplastia primária.

Choque neurogênico: Quando ocorre uma perda dos sinais nervosos, levando à falta de resposta dos outros sistemas, como o respiratório e circulatório. Ou seja, é a falta de comunicação entre cérebro e corpo. É um tipo de choque mais comum em traumas, que podem lesionar estruturas neurológicas de grande importância, como o tronco cerebral ou medula espinhal. Para evitar pioras, deve ser feita a imobilização do paciente e buscar reverter as piores complicações do quadro, como aplicar soro na veia para reverter o choque hipovolêmico, administrar atropina para aumentar os batimentos cardíacos, administrar epinefrina para regular a pressão arterial e outros.

Aprenda mais sobre os tipos de choques em https://brainly.com.br/tarefa/19264667

Anexos:
Perguntas similares