A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 430, de 13 de maio de 2011, dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Desta forma, essa resolução define que esgotos sanitários "é a denominação genérica para despejos líquidos residenciais, comerciais, águas de infiltração na rede coletora, os quais podem conter parcela de efluentes industriais e efluentes não domésticos”, bem como que os parâmetros de qualidade do efluente são definidos como “substâncias ou outros indicadores representativos dos contaminantes toxicologicamente e ambientalmente relevantes do efluente” (BRASIL, 2011). Fonte: BRASIL. Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 430, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 16 maio 2011. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2017. Neste contexto, sobre os parâmetros de qualidade das águas residuárias, analise as afirmativas abaixo. I. Não estão presentes em esgotos domésticos brutos substâncias como nitrogênio e fósforo. II. A matéria orgânica presente nos esgotos é uma característica de muita importância, podendo ser a principal causa dos problemas de poluição para os corpos d´água. III. A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é um parâmetro que determina de forma indireta a concentração de matéria orgânica biologicamente degradável presente em um efluente. IV. Os organismos mais comumente utilizados como indicadores de contaminação são as bactérias do grupo coliforme, que são os coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
Respostas
Essa questão exige um pouco de conhecimento prévio sobre o assunto bem como uma interpretação das resoluções do CONAMA, em que na questão se destaca os assuntos de denominação de esgoto e também sobre a qualidade dos efluentes. Dito isso podemos analisar cada afirmação apresentada:
A afirmação I estaria errada pois essa afirmação é extremamente relativa e não pode ser encarada com tanta propriedade assim; a afirmação II estaria correta pois sim, matérias orgânicas podem poluir corpos d’agua; ao mesmo tempo que a afirmação III também estaria correta pois a DBO teria exatamente essa finalidade; e por fim a afirmação IV, correta, que costumam ser os organismos mais contaminantes.
Logo a alternativa que apresenta que as afirmações II, III e IV está correta.
Resposta:
2 e 3
Explicação:
de acordo com a Resolução do conselho Nacional do meio ambiente