Respostas
"Na antiguidade grega, a arte não era outra coisa senão tekhné, técnica ou destreza. A acepção literal de arte é, portanto, a designar habilidade, técnica ou modo. Até a Idade Média os artistas eram considerados trabalhadores manuais." Laura González Flores - Livro Fotografia e Pintura
Até hoje a fotografia ainda não é aceita pela maioria das pessoas como uma forma de arte. As pessoas acham que tem que haver técnica e destreza, para que uma pessoa seja considerada artista e a câmera fotográfica, nessa visão, nivela todos na mesma capacidade técnica.
Mas depois principalmente da Arte Conceitual, onde a ideia do artista vale mais que obra de arte em si, os meios de produção artística deixaram de fazer muita diferença. Se a obra reflete a visão do artista, basta para ser considerada como Arte. A figura do artista tomou o lugar da obra de arte.
Muitos perguntam: "mas eu consigo fazer as fotos iguais a desse artista. Por que a dele é arte e a minha é uma simples foto?" O artista teve uma ideia e a implementou com um objetivo artístico e não documental. Se você foi em uma viagem e viu uma cena bonita e fez uma bela foto, ela com certeza pode ser até mais bonita que a de um artista, mas não foi concebida como tal. O artista tem uma visão de uma obra de arte e a implementa.
Da mesma forma, você pode pintar um quadro abstrato igual ou até mais bonito que de um artista famoso, mas isso é obra do acaso e não de um pensamento artístico, de uma problematização, anterior. Seu quadro vai servir para decorar, mas não para estar em um museu.
Então da próxima vez que ver um quadro abstrato não diga: "esse até meu filho faria". E muito menos quando ver uma fotografia de um artista diga: "essa foto eu consigo tirar". Não é questão de destreza, mas de sensibilidade artística.
Origem:Obvious