Cláudio faleceu, deixando cinco filhos como herdeiros, sendo que dois eram menores. Valéria, sua filha mais velha, requereu a abertura do inventário dentro do prazo legal, sendo-lhe deferida a inventariança. Acontece que Patrícia, sua irmã, desconfia que Valéria esteja omitindo alguns bens móveis que fazem parte do acervo hereditário. Considerando a situação exposta, é correto afirmar que Patrícia: Escolha uma: a. somente pode arguir a sonegação depois de encerrada a fase de descrição dos bens. b. não pode arguir a sonegação em face da inventariante. c. deve arguir a sonegação assim que tomar conhecimento do inventário. d. somente pode arguir a sonegação se os demais herdeiros derem sua anuência. e. somente pode arguir a sonegação depois de proferida a sentença de partilha.
CORRETO: somente pode arguir a sonegação depois de encerrada a fase de descrição dos bens.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: A) somente pode arguir a sonegação depois de encerrada a fase de descrição dos bens. Corrigido pelo AVA
Explicação:
respondido por:
0
Dentro do tema de inventário para partilha de herança e a ocorrência de sonegação, é correto o que se afirma na alternativa A, pois de acordo com o artigo 1.996, do Código Civil, a arguição de sonegação feita pelo inventariante só pode ser feita após a descrição dos bens.
O que acontece ao sonegador no inventário?
A partir do que reza o Código Civil sobre esta matéria, podemos ver que a lei punirá o sonegador das seguintes maneiras:
- Se for apenas o herdeiro, este perderá o direito sucessório sobre o bem sonegado.
- Sendo somente herdeiro e já não mais estiver na posse desse bem, deverá pagar ao espólio o valor desse bem mais as perdas e danos.
- Sendo herdeiro e também inventariante, haverá ainda a remoção do cargo, para além da perda do direito.
Para ver mais sobre herança:
https://brainly.com.br/tarefa/53807767
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás