O texto abaixo é um fragmento de trabalho acadêmico produzido em Portugal, intitulado Os recursos expressivos da linguagem radiofónica nas cibernotícias das rádios portuguesas, de autoria de Ana Isabel Crispim Mendes Reis. Nele, a autora estuda a presença, nos noticiários produzidos nos sites de rádio, de elementos que tipificam a linguagem radiofônica tradicional.
Foi definido como objetivo aferir se a linguagem da rádio, com toda a sua carga expressiva, é transposta das ondas hertzianas para a web. O que podemos concluir é que não. Nas notícias em destaque, os áudios são, por larga maioria, vozes dos protagonistas e/ou intervenientes da notícia. Embora haja áudios em que os diversos componentes da linguagem radiofónica são utilizados, podemos afirmar que, nas notícias em destaque, não se utilizam todos os recursos expressivos da linguagem radiofónica, havendo predominância de um único: a palavra. E de uma morfologia: a declaração. A música, os efeitos e o silêncio raramente são utilizados. Encontramo-los no arquivo dos sites, nas grandes reportagens ou rubricas informativas. Nas notícias do dia a dia, imperam as declarações enquadradas pelo texto.
(...)
Se o áudio na internet é o som usado na notícia da rádio e se, na internet, predomina a palavra em detrimento da ambiência sonora, não estará a rádio, também, a transformar-se, abandonando a sua vocação estética e a diversidade sonora? Se assim for e se a rádio espelha a sociedade em que se insere, não estaremos nós a perder definitivamente a capacidade de escutar os sons que nos rodeiam?
Disponível em: www.radioleituras.files.wordpress.com (adaptado).
Ao posicionar-se conclusivamente a propósito dos estudos realizados, a autora afirma que
A
a diversidade dos recursos expressivos da linguagem radiofônica está presente, em geral, no cotidiano dos sites das rádios.
B
os sites de rádio na web, fundamentando-se na linguagem radiofônica, apresentam, como nesta, emprego quase exclusivo da palavra.
C
o diferencial entre as duas linguagens – a radiofônica e a das rádios da web – reside no emprego, em maior ou menor escala, de recursos expressivos sonoros.
D
na linguagem utilizada na web, são empregados recursos expressivos sonoros que estão sendo abandonados pela radiofonia tradicional.
E
a linguagem utilizada nas rádios da internet permite às pessoas uma melhor identificação da ambiência sonora presente na realidade.
Respostas
respondido por:
2
B os sites de rádio na web, fundamentando-se na linguagem radiofônica, apresentam, como nesta, emprego quase exclusivo da palavra.
Perguntas similares
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás