• Matéria: Filosofia
  • Autor: matheusmiler22
  • Perguntado 8 anos atrás

Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.

Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.

Respostas

respondido por: giovannisantana03
9
Bem, tomando o texto como referência principal, ele discorre sobre um aumento na especialidade das coisas e menos o "saber geral" mas saber pouco. Na minha opinião isso é muito melhor, porque cientificamente falando, um trabalho aprofundado sobre algo que seria de "pequena importância" tem o mesmo peso, ou até um maior reconhecimento, que um trabalho que fala pouco sobre algo muito abrangente. Já que estamos falando de ética planetária, um indivíduo deve ter noção e respeito pelo trabalho do outro, aceitando que o seu possa ser inferior!

Agora falando de valores, de modo geral, creio que essa ideia de coisas pequenas vêm sendo proporcional à diminuição ou retrocesso dos valores humanos, porém de uma forma boa, quero dizer: com o avanço tecnológico atual, pessoas adultas se importam mais com o aparelho eletrônico do que com a família ou amigos ou lazer, e isso faz com que o valor de quem quer fugir desta ideologia está baseado nas coisas mais simples, ou melhor, que no passado era mais simples. Mesmo com uma "globalização" tão avançada não conseguimos fazer ou escolhemos não fazer, contato com o outro que nem está tão longe.
Perguntas similares