Respostas
Ao abordar os temas consumismo, desigualdade social, fome, pobreza, um método interessante para despertar a atenção dos estudantes e proporcionar a reflexão e análise crítica sobre esses processos é através da utilização do documentário Ilha das Flores, pois aborda essas temáticas de forma objetiva e crítica, possibilitando aos alunos uma reflexão a respeito do conteúdo. Pode ser locado ou obtido através da internet.
É um curta metragem com duração de 13 minutos e pode ser encaixado no tempo de uma aula. A facilidade de compreensão em razão da exposição didática das ideias, de forma encadeada e informações importantes, prendem a atenção dos alunos.
O documentário Ilha das Flores é uma produção de Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart, com roteiro de Jorge Furtado. Ilha das Flores é um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo. O curta apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer servia de alimento para os porcos.
O curta faz uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira. Demonstra seres humanos numa condição abaixo de porcos, esse fato é narrado no documentário da seguinte forma:
“O tomate / plantado pelo senhor Suzuki, / trocado por dinheiro com o supermercado, / trocado pelo dinheiro que dona Anete trocou por perfumes extraídos das flores, / recusado para o molho do porco, / jogado no lixo / e recusado pelos porcos como alimento / está agora disponível para os seres humanos da Ilha das Flores.”
Outra parte do filme interessante para discutir a exclusão social alarmante gerada pelo modelo capitalista é:
“O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono.”..................................................
ESPERO TER AJUDADO BJS
O filme Ilha das Flores, aborda a relação de consumo dentro da sociedade e a desigualdade social existente, por meio de um "pseudodocumentário" o filme narra a diferença entre as pessoas que podem consumir tomates e aqueles que catam os restos para comer de modo que o filme denuncia os problemas sociais existentes no Brasil.
De modo que a partir do curta metragem e possível pensar nas relações de consumo, uma vez que um consumo consciente e benéfico para toda a sociedade.
Além disso, pode-se pensar como a desigualdade social, faz mal para a sociedade brasileira, uma vez que ela traz a fome, doenças e degradação da vida de um indivíduo.
A Resenha Crítica
A resenha crítica é um gênero textual, que tem como objetivo transmitir informações, descrições e opiniões sobre uma determinada, podendo ser, livros, artigos acadêmicos, música, série, poesia, exposição de arte, filmes, peças de teatro.
Nesse tipo de texto o autor deve sintetizar (resumir) as ideias principais da obra e suas opiniões sobre o que foi visto, de modo que a função da resenha crítica e oferecer uma análise interpretativa da obra, apresentando considerações pessoais e características do objeto analisado.
Dicas para a escrita da Resenha Crítica:
- Conheça o conteúdo que deseja resenhar
- Procure informações sobre a obra como por exemplo: quem é o autor?
- Crie sua opinião da obra (positiva ou negativa) o importante é conseguir demonstrar as razões que o levarão adotar tal ponto de vista
- A estrutura da resenha segue a mesma estrutura dos textos dissertativos argumentativos (Introdução, desenvolvimento e conclusão).
Leia mais sobre Resenha Crítica em: brainly.com.br/tarefa/41216604
#SPJ2