(FGV) A transferência da Corte portuguesa para o Brasil teve profundas consequências no processo de autonomia política brasileira. Isso porque:
a) Foi possível ao governo metropolitano controlar o processo de independência do Brasil, que acabou se dando de maneira lenta e gradual, diferentemente das demais colônias do continente sul-americano.
b) A presença dos reinóis no Brasil aguçou as contradições entre Metrópole e Colônia, levando à violenta separação que se resolveu nos campos de batalha.
c) Confrontada com a realidade brasileira e com o alto grau de desenvolvimento político das instituições coloniais, a Coroa portuguesa cedeu a independência de forma pacifica e generosa.
d) Os brasileiros, sentindo mais próxima as amarras metropolitanas, rebelaram-se e conquistaram a independência no mesmo movimento que varria as colônias ibero-americanas.
e) A presença da Corte possibilitou um grande desenvolvimento econômico, político e cultural na Colônia, o que, paradoxalmente, acabou por retardar um sentimento autonomista e nacionalista entre os brasileiros.
Respostas
respondido por:
74
Letra E. -------------------------
carol3692009:
certeza??? kkkk
A está errada porque não foi uma mudança gradual.
B está errada pois não houve confrontos violentos.
C é errada pois a Coroa não foi generosa.
D é errada pois há muitas diferenças entre as independências hispânicas da brasileira.
respondido por:
95
A transferência da Corte portuguesa para o Brasil teve como uma de suas consequências no processo de autonomia política brasileira, retardando-a por trazer benefícios e desenvolvimento, que associavam-se aos portugueses.
Desse modo, a Colônia viveu um grande período em termos de economia, cultura e desenvolvimento da infraestrutura e política, mas isso afastava a colônia de desenvolver uma política brasileira.
Letra E.
Abraços!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás