Respostas
respondido por:
51
No Brasil, o pau-brasil foi descoberto por volta de 1500, quando navegantes portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral, aqui desembarcaram. Mas sabe-se que o pau-brasil já não era uma novidade para os europeus, pois ele já era usado em transações comerciais entre árabes(que traziam a madeira das Índias) e os europeus, que na época eram os seus principais compradores. O destino principal era a europa, onde essa madeira era usada para fabricação de objetos e no uso de sua tinta, que era utilizada para tingir roupas que tinham um grande valor no mercado europeu. Exatamente por ser um negócio lucrativo, Portugal o exploravam.
respondido por:
9
Os portugueses exploravam o Pau-Brasil por duas principais razões: para vendê-lo na Europa, onde era razoavelmente valioso, e para financiar as suas explorações do território recém-descoberto.
O Pau-Brasil era, assim, não um grande recurso econômico, de modo que ele não justificava a colonização extensiva do território, mas mais uma espécie de "produto temporário" a ser explorado enquanto os europeus procuravam outros recursos, mais valiosos, no país.
A sua exploração era feita por meio de feitoriasm, prática do escambo com os nativos e de um sistema de monopólio, e foi o principal "produto de exportação" do Brasil entre 1500 e 1530.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/8056324
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás