• Matéria: História
  • Autor: dayannehh
  • Perguntado 9 anos atrás

De que forma o comercio de especiarias e artigos de luxo impulsionou a expansão marítima portuguesa ?

Respostas

respondido por: marcosvtm
313
Os italianos dominavam as rotas conhecidas (pelo Mediterrâneo) para o comércio com o Oriente (principalmente a Índia), onde obtinham as especiarias e artigos de luxo que vendiam por preços exorbitantes. Portugueses e Espanhóis também queriam lucrar com esse interessante comércio, mas tiveram de buscar novas rotas. Essa busca é que impulsionou a expansão marítima, pois os navegantes desses dois países só se aventuraram tendo em vista o lucro que obteriam com o comércio na Índia Oriental.
respondido por: EduardoPLopes
3

Podemos dizer que o comércio de especiarias e artigos de luxo acabou contribuindo para a expansão marítima portuguesa na medida em que foi esta atividade econômica que financiou o Estado Português e os setores da sociedade civil que participaram deste setor da economia.

Por que Portugal teve vantagens na Expansão Marítima?


Portugal contava com uma posição geográfica privilegiada, foi o primeiro país da Europa a se unificar politicamente, contou com uma aliança entre a Nobreza, Clero e a Alta Burguesia e tinha um amplo domínio da construção de navios e da navegação em mar aberto, tendo ganhado muitos territórios e controlado importantes e lucrativas rotas comerciais neste período.

Mais sobre as Grandes Navegações em:
https://brainly.com.br/tarefa/5347754

Anexos:
Perguntas similares