• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nandasouza14
  • Perguntado 8 anos atrás

A partir de que argumentos é possível afirmar que a permanência de uma economia com base no trabalho escravo se constitui em um obstáculo para o desenvolvimento do sistema de ensino no Brasil do século XIX?

Respostas

respondido por: BrunoAMS
0
Em primeiro lugar, a economia com base no trabalho escravo é responsável pelo processo de exclusão de grande parte da população em direitos básicos, que incluem a educação. Dessa forma, seria impossível desenvolver a cultura de universalização do conhecimento, enquanto uma parcela elevada de indivíduos permanecesse à margem da sociedade e convivendo com formas enraizadas de preconceito.

Assim, o desenvolvimento do sistema de ensino brasileiro já começa embasado na desigualdade. Tal fator, apesar das medidas tomadas ao longo dos anos, perdurou devido à discrepância inicial criada e à dinâmica desenvolvida, na qual a falta de investimento condizente com as necessidades da nação, criou um sistema que, desde o princípio, favorece o processo de ensino dos mais abastados.

Dessa forma, cientes da existência de outros fatores que prejudicam o sistema de ensino nacional, podemos afirmar que o trabalho escravo foi um grande pontapé inicial para o processo de desigualdade, graças à privação de parte da população a direitos básicos e da discriminação que perdurou mesmo após o fim da escravidão.
Perguntas similares