Respostas
A qualidade de algo é o poder daquela coisa de produzir ideias em nós seres humanos. Podemos dividir essas qualidades em primárias e secundárias.
As qualidades primárias são aquelas qualidades reais que os corpos têm e as ideias correspondentes a essas qualidades são elas mesmas, algo como a "coisa" como ela é.
Contudo, as qualidades secundárias são aqueles conjunto de ideias reunidas de forma subjetiva de maneira que as ideias não sejam o objeto em si. Por exemplo: um livro azul tem como qualidade secundária a propriedade de ser 'azul'.
Resposta:
Locke herdou tal distinção de Robert Boyle. Para ambos, as qualidades primárias são a solidez, a extensão (a propriedade de ter dimensão espacial), figura (formato), movimento e repouso (ou mobilidade), número, tamanho, situação, textura e movimento das partes.
Dessa forma, pode-se dizer que qualidades são potências nos objetos de produzir ideias no sujeito. Forma, extensão, figura, movimento, número, volume, posição e situação são qualidades primárias; qualidades como cor, som, calor, frio, seco, úmido, dureza etc. são secundárias.
Explicação: