• Matéria: Filosofia
  • Autor: gustavo7rodrigues
  • Perguntado 8 anos atrás

Destaque uma diferença entre literatura e filosofia apontada no texto e explique por que, de acordo com os argumentos do texto, é dificil distinguir essas duas áreas

apstl de filosofia - SP
vol 2
pág 52

Respostas

respondido por: waltercaminha
62
Olá, Gustavo, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Como diz o texto, apontar uma definição para o texto filosófico e diferenciá-lo da literatura não é uma tarefa fácil. Isso porque a Filosofia se manifesta em diversos gêneros textuais, tornando sua abrangência muito grande. Há Filosofia registrada em poemas, autobiografias, cartas, diálogos, tratados científicos, etc.

Assim, uma das diferenças que podemos apontar foi adotada por filósofos como Platão e Aristóteles: a Literatura (ou discurso poético) representa a ficção, buscando comover, enquanto a Filosofia visa representar o que é real.
respondido por: rodrigodepaula41
1

Resposta: Das diferenças apontadas no texto, uma é o caráter fictício da Literatura (lembrando que filósofos podem fazer uso de situações fictícias para construir a argumentação). Outra das diferenças é que o discurso da Literatura procura provocar emoções, e o da Filosofia suscita reflexões. A dificuldade em distinguir essas duas áreas reside justamente no fato de que a Literatura também provoca reflexões e o texto filosófico muitas vezes faz uso de narrativas fictícias como pano de fundo para seus argumentos.

Explicação:

Perguntas similares