Respostas
Antes de tudo, o que é Ética?
Ética vem do grego “ethos” e significa caráter e conduta. Está relacionada à consciência individual.
A Ética busca, assim, distinguir o bem do mal, de forma a orientar ações humanas sempre para o lado positivo, sendo que todas as atitudes pessoais se refletirão na coletividade
A ética no Direito
Quando se fala em Ética Jurídica, entende-se que é um conjunto de regras de conduta que regulam a profissão. O objetivo é garantir a boa prática da atividade e a preservação da imagem do advogado.
A obrigação de ser ético no Direito
A Ética desempenha um papel fundamental no exercício do Direito. Afinal de contas, durante a sua trajetória, o advogado vai se deparar com várias situações que, muito mais do que a capacidade técnica, exigirão dele formação moral capaz de orientá-lo a ser o mais justo possível.
O art. 33 do Código de Ética e Disciplina enfatiza, inclusive, que o advogado tem a obrigação de ser ético.
Entre os seus deveres (parágrafo único do art. 2º do mesmo Código), estão a preservação da honra, nobreza, dignidade da profissão em sua conduta, velando sempre tanto por sua reputação pessoal quanto profissional.
A ética para o estudante de Direito
A disciplina de Ética deve ser obrigatória em todos os períodos do curso de Direito. Assim, ano após ano o estudante vai acumular os princípios que nortearão o seu desempenho profissional.
Vale lembrar que a base formadora de ideias que moldam a conduta começa no universo acadêmico. Um aluno que depreda a Universidade, não respeita professores ou prefere o bar às aulas dificilmente será um bom advogado.
A ética para o advogado formado
Já o advogado formado tem um grande compromisso com a sociedade, prestando-se a defender o indivíduo de forma isenta, levando em consideração a Justiça e a verdade.
Do mesmo jeito que a Advocacia é essencial para a Justiça no País, a Ética é fundamental para a promoção do advogado na sociedade.
Conclusão
A Ética é uma das principais armas que o advogado tem para guiar sua carreira profissional e pessoal.
O sucesso de um profissional não pode ser medido apenas pelos casos conquistados ou êxito financeiro, mas também na sua relação com a moral e a civilidade.
Muito mais do que respeitar o Código de Ética somente pelo medo de ser punido, o advogado deve se conscientizar do seu papel de ajudar na sociedade em que vive.