VUNESP) A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas. Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. (Adaptado). A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.
Respostas
Pode-se dizer que a alternativa correta é a que transcreve que ''a bioética enfrenta enfrenta problemas cuja eventual solução exige uma abordagem simultaneamente humanista e cientifica. ''
Nesse sentido, é importante ressaltar que a Bioética, como ciência, se preocupa em estudo a transdisciplinaridade entre as Ciências Biológicas, da Saúde, Filosofia, e Direito, uma vez que investiga as condições necessárias para que haja uma administração responsável acerca do aspecto da vida, seja a humana, a animal ou a ambiental.
Resposta:
1 - A bioética ponte se estabelece pela junção entre as ciências médicas e as ciências biológicas para tratar questões éticas.
2 - Tentativa de reflexão ética voltada à áreas específicas da sociedade do século XX a partir dos eventos da ciência e da política.
Explicação:
ta certo no classroom