Respostas
Olá!
Explique o processo de uma transformação gasosa
O processo de transformação gasosa consiste em estudar a massa de um gás na influência destas três variáveis: pressão, temperatura e volume. Sendo que, ao mantermos uma delas constante, as outras duas variáveis sofrem variação.
As transformações gasosas se classificam em:
- Transformação isotérmica:
Conhecida como a Lei de Boyle-Mariotte , uma transformação isotérmica, isto é, quando sua temperatura permanece constante, se o volume de gás no recipiente diminui, então sua pressão aumenta, mas se o volume aumenta, então sua pressão diminui, isto é, a pressão e volume são inversamente proporcionais.
Fórmula:
- Transformação isobárica:
Conhecida como a 1ª Lei de Charles e Gay-Lussac , uma transformação isobárica, isto é, quando uma massa particular sob pressão mantém sua pressão constante, por outro lado, à medida que a temperatura aumenta, o volume aumenta e, se a temperatura diminuir, o volume diminui, isto é, o volume e a temperatura são diretamente proporcionais.
Fórmula:
- Transformação isocórica (isométrica ou isovolumétrica):
Conhecida como a 2ª Lei de Charles e Gay-Lussac , uma transformação isocórica (isométrica ou isovolumétrica) é quando uma certa massa sob pressão mantém seu volume constante, diante disso se aumentarmos a temperatura aumenta a pressão e se abaixamos a temperatura , a pressão também diminui, então, a pressão e a temperatura são diretamente proporcionais.
Fomula:
________________________