• Matéria: História
  • Autor: juliaSanti1999
  • Perguntado 8 anos atrás

Examine o gráfico.

O gráfico fornece elementos para afirmar:

a) A despeito de uma ligeira elevação, o tráfico negreiro em direção ao Brasil era pouco significativo nas primeiras décadas do século XIX, pois a mão de obra livre já estava em franca expansão no país.
b) As grandes turbulências mundiais de finais do século XVIII e de começos do XIX prejudicaram a economia do Brasil, fortemente dependente do trabalho escravo, mas incapaz de obter fornecimento regular e estável dessa mão de obra.
c) Não obstante pressões britânicas contra o tráfico negreiro em direção ao Brasil, ele se manteve alto, contribuindo para que a ordem nacional surgida com a Independência fosse escravista.
d) Desde o final do século XVIII, criaram-se as condições para que a economia e a sociedade do Império do Brasil deixassem de ser escravistas, pois o tráfico negreiro estava estagnado.
e) Rapidamente, o Brasil aderiu à agenda antiescravista britânica formulada no final do século XVIII, firmando tratados de diminuição e extinção do tráfico negreiro e acatando as imposições favoráveis ao trabalho livre.

Anexos:

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
28
Com o Tratado da Aliança e Amizade, de 1810, iniciaram as pressões inglesas em favor da redução do tráfico negreiro para o Brasil; quando Portugal aceitou restringir a aquisição de escravos nas colônias lusitanas no continente africano (em Guiné, Angola e Moçambique).

No entanto, o comércio de escravos africanos se manteve expressivo, colaborando para a manutenção da economia escravista e, na época da Independência, para a institucionalização da ordem monárquico-aristocrático-latifundiário-escravista no Brasil.
respondido por: Laviniaberte7710
26

Resposta:

C

Explicação:

c) Não obstante pressões britânicas contra o tráfico negreiro em direção ao Brasil, ele se manteve alto, contribuindo para que a ordem nacional surgida com a Independência fosse escravista.

Perguntas similares