Quero texto sobre:
O governo de juscilio.
A posse jucilio.
O desenvolvimento
Impacto do governo de jk
Os benefícios
Problemas
Respostas
Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.
JK colocou em ação O Plano ou Programa de Metas (31
metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil.
Na área econômica, o
lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de
governo". Expansão do setor
industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais
não-ferrosos, cimento, álcalis, papel e celulose, borracha, construção naval,
maquinaria pesada e equipamento elétrico.
O Plano de Metas teve pleno êxito, pois no transcurso da gestão governamental a economia brasileira registrou taxas de crescimento da produção industrial (principalmente na área de bens de capital) em torno de 80%.
O lado negativo é que o país em seguida mergulhou em uma grande dívida internacional. O que parecia um sonho se transformou em pesadelo. O preço dos produtos aumenteva gradativamente. A dívida externa aumentou 1,5 bilhão de dólares, chegando ao todo a 3,8 bilhões de dólares. Foi ainda agravada pelas altas remessas de lucros das empresas estrangeiras de "capital associado" e pelo consequente aumento do déficit na balança de pagamentos. Durante o governo JK, a produção industrial cresceu 80%, os lucros da indústria cresceram 76%, mas os salários cresceram apenas 15%.
Legado de Juscelino Kubstcheck: Fundou Brasília. Criou a indústria automobilística. Foi o primeiro presidente a obter consenso no congresso de forma a seguir a cartilha desenvolvimentista desenhada por Getúlio. (1956-1961). Seu logan: “50 anos em 5”.