Sobre o "contrato natural" proposto por Michel Serres, escreva um texto argumentativo respondendo às perguntas:
a) Esse contrato é viável?
b) Em caso afirmativo, como ele seria posto em prática? Em caso negativo, que proposta você faria em vez do contrato natural?
Respostas
O "contrato natural" proposto por Michel Serres fala da urgência de estabelecer um pacto com o mundo natural, com o qual até hoje mantemos uma relação de: "violência não consciente: domínio e posse" (Serres, 1990, 44).
Neste acordo estão os valores contratuais, por um lado, a comunidade humana e do outro, a natureza global, Planeta Terra. E obviamente o planeta não fala, então, deveria ser o próprio ser humano quem deva defender a natureza.
Realmente o contrato é viável, porém, ele implica uma mudança de mentalidade, em que o ser humano não é mais o centro do universo com direito a tudo, mas vive, em um planeta do qual somos apenas parte dele, como qualquer outro ser vivo.
Ele deveria ser posto em prática ensinando e promovendo o respeito e as práticas de conservação do ambiente, para evitar o uso de energias que o degradem, assim como também ter consciência de que existem recursos que são esgotéveis.