• Matéria: Português
  • Autor: laislfslaislfs
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o subtitulo da peça, "O elogio da traição", relacionando-o com o empreendedorismo de Mauricio de Nassau e suasideias progressistas, assim como, o descaso dos portugueses com a colonia, preocupados apenas em explora-las

Respostas

respondido por: gabibraga88
13
Olá, tudo bem?

A peça Calabar: o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, conta a história de Domingos Fernandes Calabar, um senhor de engenho na Capitania Hereditária de Pernambuco, que durante a Insurreição Pernambucana preferiu trair a côrte portuguesa e se aliar aos holandeses.

Na peça, o ato de Calabar é visto pela sua própria ótica, que justifica e até torna heroica a sua decisão de apoiar os holandeses. Daí surge o subtítulo "o elogio da traição".

Calabar, ao invés que visar ao seu próprio lucro como senhor de engenho, aliou-se aos holandeses da Companhia das Índias Ocidentais, liderados por Maurício de Nassau, para o bem geral da população da província de Pernambuco.

Maurício de Nassau, pelo que conta a história, se apaixonou por Pernambuco, por ver na região semelhanças com a Holanda e a cidade de Amsterdã. Por isso, queria a independência da província, bem como efetuar melhorias em várias áreas, que melhorariam a qualidade de vida e beneficiariam a população.

Espero ter ajudado. :)
Perguntas similares