Respostas
Esta diversidade é geralmente fonte de criatividade, mas também de conflitos sociais e raciais por parte da maioria dominante. O patente racismo de diversos grupos de poder é demonstrado na teimosia estadunidense em tratar deste assunto, tema que no velho continente é totalmente irrelevante.
.
O Crescimento Demográfico
A população total dos países latino-americanos não alcançava 200 milhões de habitantes em 1950, e após trinta anos já contava com mais de 360 milhões de pessoas.
Esse rápido crescimento populacional pode ser explicado, principalmente, pela redução das taxas de mortalidade e, especialmente, pelas elevadas taxas de natalidade registradas na região durante o século XX.
A diminuição da mortalidade e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida foram decorrentes de medidas médico-sanitárias que os países, de uma maneira geral, adotaram a partir de 1950, proporcionando assim melhor qualidade de vida à população, como o tratamento de água e esgoto e também a ampliação dos serviços de saúde (campanhas de vacinação em massa da população, construção de hospitais, combate às epidemias, etc.).
Enquanto a mortalidade diminuía, a taxa de natalidade permanecia elevada e, com isso, o crescimento da população se acelerava.
Embora a partir da década de 1970 vários países latino-americanos tenham apresentado uma queda no índice de crescimento natural da população, ainda hoje muitos países registram um crescimento populacional em ritmo elevado quando comparado às taxas de países desenvolvidos.