Não se pode falar de qualidade de ensino se não há garantia do acesso, permanência e conclusão para todos, pois qualidade está diretamente ligada à quantidade. Não existe qualidade para poucos, ou a qualidade do ensino é um atributo universalizado ou não se configura como qualidade de fato. De acordo com o exposto acima disserte acerca da importância de não se garantir apenas o acesso, mas também a permanência e a qualidade do ensino. Lembre-se de apresentar considerações próprias demonstrando seu ponto de vista sobre o assunto proposto. Sua resposta deverá conter entre 10 a 15 linhas.
Respostas
Baseado no estatuto da criança e adolescente (ECA), no Art.° 52, onde diz que a criança e o adolescente tem direito a educação, sendo responsabilidade dos órgãos competentes favorecerem condições viáveis para a permanência do aluno na escola, é importante questionar o quanto essa lei esta sendo aplicada de forma satisfatória.
Podemos dizer que essa realidade esta muito distante das escolas brasileiras, já que a permanência nas escolas vai caindo ao longo da formação dos indivíduos. Muitos são obrigados a sair da escola para ajudar na economia da casa, outros por falta de incentivo das famílias. O caso é que o aluno estuda os primeiros anos, já nas series finais do ensino médio há uma desistência muito grande.
A lei em si é muito incompleta, pois não coloca como deve ser realizada essa permanência dos alunos na escola. Diz que é responsabilidade do estado, mais não indica como os órgãos responsáveis devem proceder se, através de incentivo financeiro ou criar outros mecanismos para que não haja tanta desistência.
Desse modo, é importante que além do acesso, seja pensado também em mecanismos que possam garantir a conclusão dos estudos. Criar incentivos, principalmente, nas series finais do ensino médio onde a desistência é muito maior. Através de projetos e parcerias entre as escolas e o governo, entre as escolas e as famílias será possível pensar numa solução para sanar essa constante desistência dos alunos.
Espero ter ajudado!