• Matéria: Biologia
  • Autor: matheusirado25owncd6
  • Perguntado 8 anos atrás

propriedades medicamentosas do veneno de alguns anfibios

Respostas

respondido por: BrunoAMS
0
A palavra Anfíbios deriva do grego amphi, que significa dos dois lados, e bio, que significa vida. Este nome é devido a característica dos anfíbios de possuir duas fases: a primeira larval aquática com respiração branquial e uma fase adulta, onde a respiração é cutânea ou pulmonar, e ocorre no meio terrestre.

Os anfíbios podem ser divididos em três grupos: os Anuros, Urodelos e Ápodes. Os Anuros na fase adulta não apresentação calda e possuem patas, já os urodelos possuem o corpo alongado com patas laterais e calda. Os ápodes têm formato cilíndrico e não possuem patas.

O Anuros, em especial, são um grupo de anfíbios que funcionam como um bioindicador natural, pois eles são altamente sensíveis a alterações no ambiente, por isso sua presença indica que o local esta ecologicamente em harmonia.

Os Anuros não possuem garras e nem dentes, então eles desenvolveram outros métodos para se protegerem de predadores. Sua pele excreta uma secreção que os protege de fungos, bactérias, protozoários e de predadores maiores. Essa secreção é utilizada em várias pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos.

Através de estudos é possível afirmar que esta secreção dos anfíbios apresenta ativos antifúngicos, analgésicos e anestésicos e podem atuar como substitutas da morfina, no tratamento do mal de Alzheimer e, até mesmo, na luta contra o câncer.

Os sapos cururus, Rhinellaschneideri, possuem esteroides em suas peles que são capazes de matar o parasita da leishimaniose e o Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de chagas. Outras espécies como a Phyllomedusa bicolor (rã Kambô), Phyllomedusadistincta (perereca macaco), Phyllomedusatarsius possuem antimicrobianos e cicatrizantes.

Perguntas similares