Respostas
Para John Rawls há dois pressupostos para uma sociedade justa:
Igualdade de oportunidade aberta a todos em condições de plena equidade.
Os benefícios nela auferidos devem ser repassados preferencialmente aos membros privilegiados da sociedade, pois para ele, justiça social é antes de tudo amparar os desvalidos. Assim uma categoria mais privilegiada, pede diminuir seus lucros, salários, status em favor dos outros.
Worst off - Os socialmente desfavorecidos - Devem ter suas esperanças de ascensão e boa colocação social aumentadas.
Better off - Os mais favorecidos - Devem ter suas expectativas materiais diminuídas.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Para Rawls, a justiça e a primeira virtude das instituições sociais. A solução para uma sociedade promissora é um contrato social justo entre o Estado e os indivíduos. Este contrato social para ser justo precisa que as necessidades de todos os indivíduos envolvidos sejam tratadas igualmente. Para assegurar tratamento igual, as instituições sociais devem ser justas: devem ser acessíveis a todos e redistribuir onde for necessário, assim apenas instituições justas podem produzir uma sociedade promissora.
Na visão de Rawls, para que haja justiça, ela precisa ser considerada justa de acordo com alguns princípios de igualdade. Na sua teoria da justiça como equidade o filósofo apresenta dois princípios de justiça fundamentais: a liberdade e a igualdade.