Respostas
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito.
A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela presidente Dilma Rousseff.
Em alguns estados do país, o Dia da Consciência Negra é feriado como no Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
História do Dia da Consciência Negra
As diversas nações africanas não se reconheciam como negros, e sim como Bantos, Haúças, Niams, Fulas, Kanembus, etc.
Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos chegaram aqui em 1532. A abolição do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz. Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca da "liberdade" e da igualdade por direitos dos negros jamais cessou.
O sentimento de discriminação sentido por todos os lados tornou o negro excluído da sociedade, da educação e assim, marginalizado no mercado de trabalho.
Essa exclusão foi aos poucos se diluindo. O negro encontrava lugar nos esportes e artes, mas não tinha acesso à universidade, por exemplo. Deste modo, a população negra optou por uma celebração simbólica dessa luta constante para sua libertação.
A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.
No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. O ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.
Durante este período, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.
Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país.
Um relatório sobre a Consciência Negra, certamente deve incluir um olhar histórico sobre a data e sua origem.
O dia 20 de novembro é o que marca o Dia da Consciência Negra. A data é lembrada por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder Quilombola que ficou famoso por comandar o Quilombo dos Palmares. Antes mesmo de a data ser oficializada pela lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, ela já era comemorada por grupos que procuram preservar a memória da resistência negra no Brasil.
A população brasileira negra, hoje, tem se mostrado cada vez mais presente em espaços que eram, até alguns anos atrás, reservados para as pessoas brancas. Isso é resultado de uma luta secular, que tem sido empreendida por diversos homens e mulheres, em prol de sua liberdade e igualdade.
Relatório sobre a consciência negra: resumo
- A década de 1970 marca o início das comemorações do dia da Consciência Negra;
- Zumbi dos Palmares, diz-se, morreu em 20 de novembro de 1695, e por isso a data foi escolhida;
- A escolha de Zumbi foi dada por conta de eles ser um símbolo da luta contra a escravidão e da resistência negra no Brasil;
Apesar das incessantes vitórias dos movimentos e da população negra, devemos sempre lembrar, no dia da Consciência Negra, que ainda existe um caminho que precisa ser trilhado por estes homens e mulheres:
- Alguns espaços privados e públicos ainda tratam pessoas de maneira diferente por conta de sua cor;
- Oportunidades de trabalho e educação acabam sendo reduzidas para pessoas negras;
- As legislações contra o racismos são, por vezes, negligenciadas, e precisam ser sempre fiscalizadas;
Agora que você já tem um relatório sobre a Consciência Negra, que tal aprofundar seus conhecimentos com as questões a seguir?
Sobre as leis que tratam do tema da população negra no Brasil
brainly.com.br/tarefa/16526784
A educação e a cultura e história negra
brainly.com.br/tarefa/4370575
Desigualdade e racismo no Brasil
brainly.com.br/tarefa/18024029
-
Matéria: Português
Nível: Ensino fundamental