• Matéria: Psicologia
  • Autor: Estudante1702
  • Perguntado 8 anos atrás

Escravidão -"Na antiguidade, a escravidão era, muitas vezes, originária das guerras e não tinha conotação racial para a sua existência. É a escravidão denominada pelos historiadores de patriarcal. Os derrotados tornavam-se escravos dos vencedores. O mesmo não acontece na escravidão colonial, como a que tivemos aqui no Brasil." (Santos H. A busca de um caminho para o Brasil).
- "Etnocentrismo é uma ideia que coloca determinado grupo étnico como parâmetro para os demais - ele é o centro. Os outros, por serem diferentes, não tem relevância."
-Santos H.
Considerando o enunciado da questão, bem como outros conhecimentos, sobre os motivos e viabilização da escravidão no Brasil é correto afirmar:
A)- O PRECONCEITO, AINDA EXISTENTE NO BRASIL, NÃO FOI CAUSA DA ESCRAVIDÃO , MAS SIM A SUA CONSEQUÊNCIA.

B)- O ETNOCENTRISMO FOI A VERDADEIRA CAUSA DA ESCRAVIDÃO; O PRECONCEITO FOI A CONSEQUÊNCIA.

C) O RACISMO CONTRA O NEGRO, BEM COMO O ETNOCENTRISMO, SÃO FATORES ESSENCIAIS PARA EXPLICAR A ESCRAVIDÃO POR OCASIÃO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES.

D)- A ESCRAVIDÃO QUE OCORREU NO BRASIL TAMBÉM FOI O TIPO PATRIARCAL E SOMENTE FOI VIABILIZADA POR CAUSA DAS GUERRAS ENTRE EUROPEUS E AFRICANOS.

E)- O TRÁFEGO DE ESCRAVOS, COMO COMÉRCIO DE SERES HUMANOS, EM NADA SE RELACIONA COM TIPO ESPECÍFICO DE ESCRAVIDÃO QUE OCORREU POR OCASIÃO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL.

Respostas

respondido por: luisacolombo74
2
A resposta correta é a letra C, pois o etnocentrismo é definido quando um individuo acha sua cultura, seus costumes superior a de outros... Assim como tambem houve o racismo por parte dos europeus.

Espero ter ajudado!
Bjs
Perguntas similares