Nas últimas décadas, passou-se a entender a Psicologia da Educação como uma disciplina ponte entre a área da psicologia e a área da educação. Considerando esta afirmação e as leituras e estudos de sala de aula, explique porque a Psicologia da Educação é uma disciplina ponte.
Respostas
A Psicologia da educação é considerada uma disciplina ponte, porque “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo à tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”.
O profissional que atua no contexto da educação tem dentre outras funções -como prevenir e remediar,- a tarefa de promover o educando. Investigando no sentido de adquirir maior compreensão e eficiência do processo ensino aprendizagem.
A Psicologia da Educação além de auxiliar o aluno no processo ensino aprendizagem deve abranger a educação familiar da criança e do adolescente, considerando que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao aspecto puramente cognitivista, sendo também afetivo-motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassando o contexto escolar (Barros & Barros, 1996).
Espero ter ajudado.